Predefinição Discussão:Anterior ao Acordo de 1990
Adicionar tópicoAparência
Último comentário: 6 de agosto de 2009 de Jesielt no tópico Quase sempre, a pressa é inimiga da perfeição...
Proposta
[editar]Olá. Será que poderiamos mudar essa predefinição pra algo menos agressivo?? Essa borda vermelha grossa chama muita atenção. Bem, proponho essa versão abaixo. Aguardo sugestões ou outras propostas também.
| Esta página mostra um verbete com ortografia anterior ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 que entrou em vigor em primeiro de janeiro de 2009 no Brasil. A forma correta de grafar esta palavra de acordo com as novas regras desse Acordo é [[{{{1}}}]]. |
--Jesiel通信 18h37min de 4 de agosto de 2009 (UTC)
- Olá Jesiel!
- Bem, eu coloquei aquela borda vermelha chamativa exatamente para chamar a atenção dos consulentes para o fato de a palavra ter ortografia "antiga". Já tive um caso no local onde trabalho (fazemos nossa documentação em wiki, também) em que uma pessoa simplesmente não viu o quadro avisando que uma página era obsoleta e usou a informação dela!
- Temo que se colocarmos um quadro "bonitinho" assim como o seu, a informação pode passar desapercebida.
- Isso dito, não me oponho muito a experimentações com o quadro, vá em frente, faça sua modificação. Se percebermos que ele não está cumprindo sua tarefa, revertemos ou encontramos outra solução.
- --Valdir Jorge fala!

Não alimente o troll! ;-) 18h57min de 4 de agosto de 2009 (UTC)
- Obrigado por colocar uma cor na borda! Sobre o que você disse, como iremos perceber que não está cumpindo sua tarefa?? Ah, não sei se fiz bem colocando um aviso na esplanada.. É que eu pensei em mandar uma mensagem para você e o Cadum, mas outros editores poderiam se achar excluídos (sei lá). --Jesiel通信 19h07min de 4 de agosto de 2009 (UTC)
- Peço desculpa de ser desmancha-prazeres, mas não gosto do quadro...
- Ele é demasiado grande, vai "engolir" os artigos mais pequenos, retirar importância ao que é importante: o conteúdo do artigo, não o anúncio da conformidade com o AO.
- Suponho que a conformidade em falta se referirá apenas ao título, não é? Porque quanto ao restante conteúdo, qual a razão para não atualizar logo, em vez de estar dizendo que não está atualizado?
- Se for assim, se se referir apenas ao título do artigo, sugiro uma coisa muito mais discreta, talvez aparecendo por baixo do título "errado", mais ou menos como aparece a predefinição {{grafiaPtbr}}. Se esta última existir, se se justificar manter a sua existência, que a do AO aparecesse por cima, para ficar "colada" ao título.
- Aliás, penso que seria de criar um redirect a partir de uma coisa mais fácil de digitar, talvez algo como {{AO|assembleia}} (para o exemplo sugerido de assembléia/assembleia).
- O ideal, ou seja, o que eu gostava mesmo que acontecesse vocês podem ler na Esplanada, onde vou lançar o desafio aos nossos experts dos bits e bytes.
- Um abraço. – Cadum 20h33min de 4 de agosto de 2009 (UTC)
- Não sei se é possível colocar um link para as duas grafias, como demonstrado no site citado na esplanada. Mas bem, por agora, concordo que o aviso poderia ser menor. Mas o que o Valdir disse foi que avisos pequenos podem não ser vistos e acabarem sendo ignorados. E
Concordo que o nome da predefinição poderia ser {{AO}}, ou melhor, {{AO1990}} para ficar mais fácil de digitar. Do mais, vou comentar na esplanada. --Jesiel通信 21h08min de 4 de agosto de 2009 (UTC)
- Não sei se é possível colocar um link para as duas grafias, como demonstrado no site citado na esplanada. Mas bem, por agora, concordo que o aviso poderia ser menor. Mas o que o Valdir disse foi que avisos pequenos podem não ser vistos e acabarem sendo ignorados. E
- Jesielt, esclareça, por favor, a minha dúvida: a sua ideia seria botar esse quadro apenas nos artigos cujo título não esteja conforme o AO?
- Ou seriam "premiados" com essa etiqueta mesmo os artigos cujo conteúdo contivesse "desconformidades" com o AO?
- Eu discordo da colocação nos artigos que mais facilmente poderão ser corrigidos – sem ter que criar outros nem dar explicações maiores do que "Acordo oblige"...
- Defendo, quando o AO for lei em Portugal, que se crie uma etiqueta de conformidade, uma espécie de carimbo, para colocar nos artigos que cumpram todas as regras – você não acha?
- Um abraço. – Cadum 21h31min de 4 de agosto de 2009 (UTC)
- A minha ideia era mudar a aparência do quadro e deixar o uso como está, ou seja, apenas para artigos de palavras que foram modificadas pelo acordo. Concordo que só devemos mudar o "resto" quando o acordo já estiver corrente nos países signatários. Se eu me expressei mal e dei a entender o contrário, me desculpe. --Jesiel通信 22h21min de 4 de agosto de 2009 (UTC)
Retirei já a marca de discussão ativa. Diminuí a borda e deixai a cor avermelhada, deixando um meio termo do que foi aqui discutido. --Jesiel通信 03h13min de 6 de agosto de 2009 (UTC)
Quase sempre, a pressa é inimiga da perfeição...
[editar]A colocação deste "avisão", a ser levada avante:
- não deve ser feita em verbetes que tenham outras línguas além do português, como aconteceu em actualizar. Neste caso, dá a ideia de que os espanhóis também terão que modificar a sua ortografia...
- não deve, antes de o AO ser lei nos restantes países da CPLP, ser aplicado nos verbetes que respeitam a ortografia oficial desses países
- na minha opinião, quando é aplicado o "avisão" deve ser corrigida a ortografia do conteúdo – alterando da antiga para a mais atual e isso, por agora, só pode acontecer nos verbetes que tenham a ortografia PtBR
Também por casos como o de actualizar, em que existe mais do que uma língua no verbete, a "etiqueta" devia ser uma coisa que pudesse também ser colocado após a indicação da língua:
- título → etiqueta → língua em verbetes que contenham apenas o português
- título → língua → etiqueta quando, como em actualizar, os verbetes têm várias línguas – porque a etiqueta diz respeito apenas ao português...
Saudações. – Cadum 08h57min de 6 de agosto de 2009 (UTC)
- É tem razão, é melhor deste jeito. Porém, pra mim é difícil saber quais palavras são apenas do PB, apesar que, obviamente, actualizar não o é. Eu não estou com pressa não, Cadum, é que ontem um usuário estava mudando as grafias e eu usei essa predef. nas páginas editadas por ele. E, depois, eu salvei o verbete atualizar de ER e apenas pensei em por esse quadro em actualizar (uma ligação que havia em atualizar) também. Além do mais, não participei das discussões sobre o AO aqui no Wikcionário (só na pédia) e na página da predefinição não diz nada a respeito sobre as palavras do português europeu. De qualquer jeito, me desculpe. Garanto-lhe que não tenho a intenção de apressar nada. --Jesiel通信 17h03min de 6 de agosto de 2009 (UTC)