Ir para o conteúdo

Discussão:douze

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikcionário, o dicionário livre.
Último comentário: 15 de novembro de 2025 de ~2025-33790-76 no tópico Pronúncia

Pronúncia

[editar]

douze ou doze? - qual o correto na língua portuguesa? - Esta discussão surgiu devido o meu sotaque carioca, junto ao dos gaúchos de Porto Alegre. Ajudem-me ... precisamos saber se as duas formas são utilizadas ou não, e assim chegarmos a um denominador em comum.

o comentário precedente não foi assinado por 201.41.59.34 (discussão  contrib.)

O verbete douze se refere à língua francesa. Em português vale mesmo só doze. Agora, quanto à pronúncia, cada um massacra a língua como quiser... :-(
--Valdir Jorge  fala!
15h36min de 14 de julho de 2013 (UTC)Responder
A pronúncia padrão, inclusive no português carioca, é “doze”. Nas áreas de subúrbio e morros cariocas a tendência generalizada é a pronúncia “douze”. ~2025-33790-76 (discussão) 15h27min de 15 de novembro de 2025 (UTC)Responder